block

O Agito Brasil está presente em 253 cidades no Brasil. Confira!

Confira dicas para a dieta que melhora a disposição - Agito Ribeirão

Login
Entrar com sua conta no Agito
  1.  
  2.  
ou recuperar senha

Por que logar? Logado você pode participar de promoções, fazer comentários, compartilhar, recomendar, participar do Agito Live e muito mais.

Não é cadastrado? Cadastre-se!

Login

Para vincular sua conta da rede social você precisar ter o cadastro no Agito!

Mostrar a minha foto do perfil da rede social?
  1. Receber boletins me informando sobre os principais eventos da região.

Confira dicas para a dieta que melhora a disposição

Chega de preguiça e indisposição, faça exercícios regularmente

26 de Julho de 2012

Taste

Você é daquelas pessoas que não têm muita disposição para dar conta da correria do dia a dia? Ou ainda gostaria de ter um desempenho melhor durante a atividade física? Pois saiba que investir na alimentação correta pode te ajudar a manter o pique. Estudos já comprovaram que certos alimentos têm esse poder e pesquisas relacionadas ao tema são feitas com freqüência. A novidade da vez, divulgada recentemente, é que o espinafre e a beterraba podem ajudar a potencializar a performance durante o exercício físico

Na pesquisa realizada pelo Instituto Karolinska, na Suécia, os voluntários receberam um suplemento com uma quantidade equivalente a duas beterrabas ou um maço de espinafre, durante três dias. No quarto dia, os participantes tiveram que pedalar em uma bicicleta ergométrica e conseguiram gastar de 3% a 5% menos de oxigênio necessário para o funcionamento dos músculos quando se faz exercício físico.

Já em um outro estudo feito na Universidade de Exeter, na Inglaterra, pesquisadores usaram suco de beterraba para comprovar que o alimento influencia na melhora da disposição. É que eles deram meio litro de suco de beterraba para ciclistas antes do treino, durante seis dias e, de acordo com a pesquisa, conseguiram aumentar em 16% a distância percorrida.

Mas qual é a explicação? É que, de acordo com os pesquisadores, esses dois alimentos são ricos em nitrato, substância que age sobre a mitocôndria (organela responsável pela respiração celular). "As pessoas que consumiram nitrato produzem mais moléculas ricas em energia (ATP), com menor consumo de oxigênio. Assim, quanto mais eficiente a produção de ATP dentro da mitocôndria, maior a produção de energia dentro de cada célula", explica a nutricionista Andrezza Botelho, da Clínica Andrezza Botelho Nutrição Inteligente. Para simplificar, é como se consumindo esses alimentos, estivéssemos colocando combustível nos músculos.

Porém, ainda há controvérsias sobre o assunto. Para Sylvana Braga, nutrologista e médica especializada em medicina celular e ortomolecular, deve-se estudar com mais cautela esse dado. "Os nitratos são substâncias tóxicas e cancerígenas que advém dos agrotóxicos e de solos contaminados". Para ela, os dois alimentos ajudam sim na disposição, mas por outro motivo, diferente do que foi apontado pelas pesquisas. "É que eles são ricos em ferro, que se acoplam às hemácias e fornecem energia em forma de oxigênio", explica.

Independente da explicação científica, é certo que o espinafre e a beterraba ajudam a dar mais pique e para isso, o ideal é que seja consumida uma porção média de beterraba e um prato de sobremesa ao dia. Para quem pratica exercício físico, Sylvana diz que o melhor é comê-los antes do treino. "Cerca de 15 minutos antes de se exercitar é suficiente".

Outros alimentos que ajudam a manter o pique

De acordo com a nutricionista Andrezza Botelho, alimentos ricos em magnésio e em vitaminas do complexo B são importantes para dar disposição. O magnésio pode ser encontrado em frutas, verduras, hortaliças verde-escuras, cereais integrais, nozes castanhas, amêndoas, semente de gergelim e girassol, quinoa, tofu e queijo de soja. "O magnésio é um mineral importante no metabolismo da glicose e na produção de energia celular, além de estar presente no relaxamento e contração musculares. Aproximadamente 30% do magnésio existente no organismo adulto se encontra nos músculos", diz a especialista.

Carnes, laticínios, cereais integrais e sementes são ricos em vitaminas do complexo B que participam, juntamente com as enzimas, de vários processos metabólicos, especialmente aqueles relacionados ao metabolismo energético. "Atuam na melhora da circulação e metabolismo de carboidratos, auxiliando ainda na remoção de dióxido de carbono (CO2) dos tecidos, reduzindo câimbras e a fadiga muscular", afirma Andrezza. Esses alimentos devem ser consumidos ao longo do dia e incluídos nas principais refeições (café da manhã, almoço e jantar).

A médica ortomolecular Sylvana Braga ainda dá destaque para banana, pães integrais, castanhas e batata doce como alimentos recomendados para quem quer melhorar a performance durante a atividade física. "Eles agem transformando a glicose em fonte energética. Na prática, a glicose entra na célula e fornece energia de rápido consumo, por isso, o ideal é consumi-los até 30 minutos antes da atividade física", finaliza.
Comentários
 Não Existem Mensagens

Deixe um Comentário

Para enviar uma mensagem, você precisa estar cadastrado

Faça o . Ainda não é membro? Cadastre-se

As mensagens serão liberadas em alguns instantes, após revisão de nossos editores.

_